A viscossuplementação intra-articular consiste na injeção de medicações que têm o ácido hialurônico em sua composição. Esse procedimento tem o objetivo de restaurar as propriedades das articulações, ao aumentar a viscosidade do líquido sinovial (o lubrificante natural das “juntas”).
É a mesma coisa que “infiltração”?
Geralmente, o que os médicos e pacientes popularmente chamam de “infiltração” é a injeção de medicamentos no espaço articular. As infiltrações mais comuns consistem na injeção de analgésicos/anestésicos, associados a anti-inflamatórios hormonais. No caso da viscossuplementação, o procedimento é o mesmo, porém é utilizado o ácido hialurônico.
E o que é o ácido hialurônico??
É uma substância química biologicamente semelhante ao hialuronato, que é um dos componentes do líquido sinovial, responsável pela sua viscosidade e elasticidade. As medicações à base de ácido hialurônico são metabolizadas naturalmente pelo organismo e não apresentam toxicidade ao corpo.
Para quem esse tratamento é indicado?
A viscossuplementação é indicada para em pacientes que não responderam à terapia convencional (medidas não farmacológicas e analgésicos comuns) no tratamento da dor associada a osteoartrite (ou artrose). Alguns pacientes que não podem, ou não desejam se submeter a um procedimento cirúrgico, podem se beneficiar dessa modalidade de tratamento. Quando bem indicada, ela auxilia no controle da dor e melhora a função da articulação.
Se você sente dores articulares, agende sua consulta aqui com um de nossos ortopedistas!